
Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.
As maiores vantagens da reciclagem são, minimizar a utilização de fontes naturais, estas muitas vezes não renováveis, e minimizar a quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como o aterramento ou a incineração.
A reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando se constatou que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis se iriam esgotar e havia falta de espaço para a disposição de resíduos.
A reciclagem consiste na reintrodução do produto no sistema produtivo, dando origem a um produto diferente do inicial, ou seja, serve de matéria-prima.
Só a reutilização não resolve os problemas relacionados com resíduos, mas dá um grande contributo, já que se aproveita matéria-prima que de outra forma seria queimada, colocada num aterro e reduz a exploração de recursos naturais.
Os benefícios no meio ambiente são:
- Reduzir a acumulação progressiva de resíduos, a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que provoca o corte de mais árvores, as emissões de gases como o metano, gás carbónico, as agressões ao solo, ar e água entre muitos outros factores negativos.
- No aspecto económico, a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais.
- No âmbito social, não só proporciona melhor qualidade de vida às pessoas através de melhorias ambientais, como também gera postos de trabalho.
Olá minha querida.
ResponderEliminarPor esta altura estou fechadinha no escritório, com o termoventilador a funcionar e com uma chávena de chá bem quente na mão!
Não se aguenta!
Beijinhos e boa semana!
M. Céu
Olá Carla!
ResponderEliminarObrigada pela presença.
Jinhos grandes e uma boa semana.