Be a Housewife

Fala-se de tudo, desde economia, organização, desorganização e desvaneios:)
Afinal o dia-a-dia de uma housewife, mãe e mulher como muitas pelo mundo fora!!!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ainda sobre a reciclagem...

Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

As maiores vantagens da reciclagem são, minimizar a utilização de fontes naturais, estas muitas vezes não renováveis, e minimizar a quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como o aterramento ou a incineração.

A reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando se constatou que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis se iriam esgotar e havia falta de espaço para a disposição de resíduos.
A reciclagem consiste na reintrodução do produto no sistema produtivo, dando origem a um produto diferente do inicial, ou seja, serve de matéria-prima.

Só a reutilização não resolve os problemas relacionados com resíduos, mas dá um grande contributo, já que se aproveita matéria-prima que de outra forma seria queimada, colocada num aterro e reduz a exploração de recursos naturais.

Os benefícios no meio ambiente são:

- Reduzir a acumulação progressiva de resíduos, a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que provoca o corte de mais árvores, as emissões de gases como o metano, gás carbónico, as agressões ao solo, ar e água entre muitos outros factores negativos.

- No aspecto económico, a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais.

- No âmbito social, não só proporciona melhor qualidade de vida às pessoas através de melhorias ambientais, como também gera postos de trabalho.

2 comentários:

  1. Olá minha querida.
    Por esta altura estou fechadinha no escritório, com o termoventilador a funcionar e com uma chávena de chá bem quente na mão!
    Não se aguenta!
    Beijinhos e boa semana!
    M. Céu

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla!
    Obrigada pela presença.
    Jinhos grandes e uma boa semana.

    ResponderEliminar